serv-automovel

IMPORTANTÍSSIMO!!!

– FRAUDE DO SEGURO? NEM PENSAR!!!

Combater a fraude é um dos principais desafios do mercado segurador. Além de ser crime, a fraude no seguro impacta diretamente no preço prejudicando não só as seguradoras, mas também todos os consumidores. Omitir fatos nas vistorias e propostas, invertendo a responsabilidade de um acidente de trânsito, simulando avarias, superfaturando em oficinas, além de falsa alegação de roubo e furto de veículo estão entre os principais tipos de fraude contra o seguro de automóvel.

 

CALCULANDO O VALOR DO SEU SEGURO

A Principal função do Seguro é restituir o equilíbrio financeiro causado por um dano corporal, material ou moral. Ao contratar um seguro de automóvel, você paga o valor estipulado pela seguradora e, em troca, você contará com o apoio da empresa para reparar ou repor o valor do seu bem. O valor da apólice, no entanto, pode variar entre Estados, regiões, motoristas e veículos. Confira quais são as principais variáveis consideradas pelas seguradoras na hora de precificar a apólice.

– PERFIL DO MOTORISTA

O perfil do condutor é um dos fatores que influenciam a precificação do seguro de automóvel. Por exemplo, um motorista com pouca experiência tende a se envolver muito em acidentes e acaba se tornando um risco maior para a seguradora e, com isso, o preço do seguro tende a ser maior.

– VIOLÊNCIA

A violência crescente nas grandes cidades, também é uma das variantes que mais influenciam no preço do seguro. O aumento no índice de roubo e furto de veículos pode impactar diretamente nas carteiras de clientes das seguradoras e, com isso, tornar o valor da apólice mais caro.

– ACESSÓRIOS DE SEGURANÇA

Para se proteger de roubos e furtos, muitos consumidores optam por rastreadores, localizadores, travas de segurança manuais e automáticas, alarmes sonoros, entre outros equipamentos. Se a seguradora avalia que, de fato, esses acessórios podem contribuir para evitar roubos e furtos, ela poderá conceder descontos para o seguro do veículo, de acordo com a eficiência do equipamento.

– O SEU VEÍCULO

O modelo e o ano do seu veículo também pode influenciar o preço do seguro, uma vez que alguns veículos são mais visados pelos ladrões. Em relação ao ano de fabricação, os veículos mais novos tendem a ter o preço do seguro proporcionalmente mais barato, uma vez que tem um custo menor de reposição de peças.

– GUARDA

Se você possui garagem em casa ou investe no pagamento de um estacionamento seguro e coberto, isso também influencia a precificação do seguro. Veículos que são estacionados em ruas e não possuem a segurança de um local fechado estão sujeitos a maiores riscos de alagamento, batidas, roubos e furtos e, por isso, o valor da apólice poderá ser mais elevado.

– UTILIZAÇÃO

O fato de você usar o carro para exercício do trabalho, como, por exemplo, transporte de mercadorias, de animais para pet shop e de pessoas (taxistas, motoristas particulares) poderá fazer com que o preço do seguro seja mais caro do que o dos consumidores que usam o veículo apenas para lazer, pois a probabilidade de se envolver em acidente é maior.

– FRANQUIA

Franquia é a participação do segurado nos prejuízos decorrentes de danos parciais no veículo. O valor é definido no ato da contratação, de acordo com o modelo do veículo, e vale para cada evento ocorrido, individualmente. A franquia simples desobriga a empresa de seguros de indenizar, quando os prejuízos forem inferiores a mesma. No caso do pagamento da indenização integral, não é permitido a dedução do valor da franquia. No caso de indenização parcial, a seguradora será responsável pela parcela que exceder o valor da franquia, porém o custo do seguro será maior do que o da franquia normal.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *