Estima-se que, atualmente, 80% das pessoas vão sentir dor nas costas em algum momento da vida e a lombalgia é a mais comum.

Ela é a causa por dor nas costas que acontece na região localizada entre a coluna e as nádegas e pode surgir em qualquer pessoa. Porém, a maior incidência ocorre em pessoas com mais de 40 anos, que têm vida sedentária e que trabalham a maior parte do tempo na mesma posição.

Muitos fatores são importantes para evitar que uma lombalgia aguda se torne crônica.

Postura é a posição que o corpo assume para manter o equilíbrio entre os músculos, as articulações e as vértebras em relação à força da gravidade da Terra. A postura humana é ereta, a cabeça apoia-se sobre a coluna vertebral, o tronco sobre a pélvis, e toda esta estrutura apoia-se sobre as pernas. O bom equilíbrio permite que os órgãos funcionem corretamente, com menos desgaste e com o melhor aproveitamento da força necessária para realizar os movimentos.

Observar a sua postura diária em busca do bem-estar de sua coluna vertebral é de extrema importância. A correção postural, principalmente na maneira de se sentar, é essencial. Fazer atividades físicas diárias da forma correta também auxiliam no equilíbrio corporal. Na fase aguda, os exercícios não são indicados mas, após o final da crise, a sua prática regular é importante.

Algumas profissões oferecem maiores riscos para o surgimento da doença. Alguns exemplos são os estudantes, digitadores e pianistas, pois passam muitas horas sentados, profissionais sujeitos a vibrações como motoristas de ônibus e caminhoneiros, pessoas que transportam cargas pesadas como os lixeiros, os carregadores, ou mesmo donas de casa.

Outro fator que pode causar a lombalgia é a obesidade, pois o excesso de peso corporal obriga a coluna a sustentar uma carga desproporcional à sua estrutura e isto também resulta em dor. O estresse potencializa todos os desequilíbrios musculares, ósseos e articulares.

Confira algumas dicas de como reduzir o impacto na sua coluna vertebral:

– Quando fizer exercícios físicos com pesos, proteja a coluna deitando ou sentando com apoio nas costas
– Sempre evite carregar peso
– Não permaneça curvado por muito tempo
– Quando se abaixar no chão, dobre os joelhos e não a coluna
– Evite usar colchão mole demais ou excessivamente duro

O diagnóstico e a identificação das causas da dor nas costas são fundamentais para o tratamento e mais de 90% deles são identificados através de uma consulta médica e um exame físico bem feito.

Siga as dicas, cuidar de você é uma atitude que só faz bem.

Fonte: Ministério da Saúde

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